Preços finais da Feira de Inverno de Gado Geral evidenciam recuperação do setor

Promovida pelo Sindicato Rural de Lages, a Feira de Inverno de Gado Geral realizada na noite de segunda-feira (15), no Parque Conta Dinheiro, surpreendeu pelo sucesso, embora tenha tido uma quantidade relativamente pequena de animais. Foram pouco mais de 350 distribuídos em 48 lotes de terneiros e terneiras, bois, novilhas, vacas prenhas, vacas com cria, vacas servidas e vacas falhadas. Todos os lotes foram comercializados, favorecendo um ótimo faturamento: R$ 1 milhão e 14 mil. O leilão foi o primeiro realizado nesta época do ano pelo Sindicato, numa parceria com a Camargo Agronegócios e o Lance Rural. O número reduzido de animais se deveu ao fato de que alguns produtores não conseguiram remover seus animais das propriedades, em função das recentes chuvas que prejudicaram os acessos.

Ao comentar a respeito da Feira considerada inovadora, o presidente do Sindicato, Márcio Cícero Pamplona, salientou que os preços finais foram bastante favoráveis aos vendedores. Isso quer dizer de que houve uma recuperação do mercado desde que as feiras foram iniciadas em abril, com acréscimo expressivo nos valores. Ainda segundo Márcio, isso demonstra que o mercado está aquecido e que as previsões de recuperação que setor esperava que acontecessem nos valores do ramo da pecuária na Região, se concretizaram.

Sobre a mercadoria ofertada na Feira de Inverno, esta era de alta qualidade, o que refletiu positivamente na procura, na comercialização e na valorização do produto. Os criadores estão animados e agora abre-se a possibilidade de em curto espaço de tempo serem realizados novos eventos. “O Sindicato segue na linha de trabalhar em prol do produtor ao achar alternativas, caso das feiras virtuais, preservando a saúde de todos, e ao mesmo tempo não deixar de gerar negócios para todo o setor pecuário”, evidencia Márcio.

O evento só foi possível devido ao cancelamento da Festa Nacional do Pinhão em razão da pandemia, abrindo assim, oportunidade da realização de novos negócios, favorecendo criadores que ainda mantinham animais para venda nos pastos. A iniciativa deu certo, e será mantida no calendário oficial de eventos daqui para frente. As vendas foram mais uma vez realizadas virtualmente, outro sistema que será permanente, embora o sistema já vinha funcionando antes, mesmo com a presença do público, especialmente nas feiras de terneiros (as) e na Expolages. “O público aderiu ao novo modelo de negócios e o comprador já está acompanhando o ritmo de um caminho que não tem mais volta, e será novamente assim em eventos pré-determinados”, finaliza Pamplona.

Assessoria de Imprensa
E-mail: imprensalages@gmail.com
Fone: (49) 99148 4045

Sindicato Rural realiza Feira de Inverno de Gado Geral

O fato de o Parque Conta Dinheiro não ter sido ocupado pela tradicional Festa Nacional do Pinhão, que ocorre tradicionalmente nesta época do ano, e cancelada devido à pandemia do novo coronavirus, abriu oportunidade para que o Sindicato Rural de Lages oportunizasse aos produtores uma nova rodada de negócios. Na segunda-feira (15), às 18 horas, portanto, acontece a Feira de Inverno de Gado Geral, com cerca de 400 animais, em todas as categorias. O evento vai seguir os mesmos moldes dos quatro leilões promovidos pela entidade rural, ou seja, sem a presença do público e com a transmissão do Lancel Rural e da Camargo Agronegócios.

No tocante à Feira, e segundo o presidente do Sindicato Rural de Lages, Márcio Pamplona, a expectativa para este evento é muito otimista. Pois, segundo avalia, já foram realizados quatro leilões através do sistema online no Parque, em que foram vendidos aproximadamente 2,5 mil animais, e o comprador já aderiu à essa nova forma de negócio. Assim, se preserva a saúde de todos, inclusive, dos leiloeiros que ficam longe de possível aglomeração. “Nos eventos anteriores tivemos um grande sucesso de comercialização. Portanto, é esperado novo sucesso na Feira deste dia 15. O leilão promete”, salientou Márcio.

Oferta de vacas prenhas

Destaque para a oferta de mais de 150 vacas prenhas, ou seja, uma mercadoria que tem muita procura nesta época do ano. Além de aproximadamente 100 vacas magras prontas para engorde, além de novilhas e bois, a serem ofertados aos compradores. Márcio Pamplona lembra que, a partir da volta da chuva, os pastos com certeza melhoraram, e muitos criadores estão precisando repor mercadoria em suas propriedades para fazer o engorde e a terminação. “Portanto, uma ótima oportunidade para que se realizar bons negócios”, reforça.

 

Mais informações: (49) 3223 1892
Crédito fotos: Paulo Chagas
Assessoria de Imprensa
E-mail: imprensalages@gmail.com
Fone: (49) 99148 4045