Raça Devon comemora 80 anos de Expolages

Criadores da região da serra e do meio oeste levarão 28 exemplares para a maior feira do agronegócio catarinense.

A Expolages 2019, que acontece de 8 a 13 de outubro em Lages (SC), será especial para os criadores da raça Devon de Santa Catarina. A presença de 22 animais de argola e seis rústicos, no Parque Conta Dinheiro, vai marcar os 80 anos de participação da raça de origem britânica, com pelagem avermelhada e que tem como principais características a rusticidade, o caráter dócil, a habilidade materna e a fácil adaptação. Cácio Moraes, Presidente do Núcleo Catarinense de Criadores, acredita que a exposição terá um sabor especial. “É com satisfação que, nesta edição, confirmamos a força da raça em nosso Estado. Este ano, o número de animais aumentou em mais de 60% em comparação com 2018, quando levamos 18 exemplares”, comemora.

A raça Devon participa da exposição desde a fundação da Associação Rural de Lages, em 1939. Para o pecuarista Ivo Tadeu Bianchini, hoje o mais antigo expositor de Santa Catarina, a data é uma feliz coincidência. “Também nasci em agosto de 1939, e 40 anos depois fui Presidente da entidade. É por essas e outras que a Cabanha São Luiz não pode ficar de fora”.O criador comemora que um dos netos, João Vicente Barreto da Costa Filho, participará pela primeira vez do evento na categoria Jovem Expositor. João vai expor uma vaca com cria e mais uma novilha. “Temos que dar sequência a essa paixão que é antiga, já são mais de 60 anos de trabalho dedicado ao Devon”, completa Bianchini.

O julgamento da raça começa na sexta-feira, dia 11, com os animais de galpão, machos e fêmeas,tomando a pista a partir das 14h. A avaliação dos rústicos será no sábado, dia 12, às 9h. A escolha dos melhores exemplares ficará a cargo do criador Aristorides Tadeu Ribeiro de Melo, técnico da ABCD e proprietário da fazenda Mandassaia, de Lages (SC).

Estão confirmadas as participações da Cabanha Caiapiá, de São Joaquim, Cabanha da Colina, de São José do Cerrito, Cabanha Estrela do Sul, de Capão Alto, Cabanha Gralha Azul, de Fraiburgo, Cabanha Passo Velho, de Bom Jardim da Serra, Fazenda Rio Canoas, de Anita Garibaldi, Fazenda Santa Maria, de Lages, Fazenda Santa Rita, de Lages e Cabanha São Luiz, de Capão Alto.

Para Simone Bianchini, Presidente da Associação Brasileira de Criadores de Devon / ABCD, a Expolages é a mostra mais importante de Santa Catarina para a raça. ‘É nesta região que se concentra o maior número de criadores, e são principalmente os animais da Serra que movimentam o programa de certificação de carnes junto ao Frigorífico São João. A qualidade desses animais é importantíssima”, garante Simone.

Além da programação oficial, também acontece a comercialização de reprodutores, sêmen e embriões. No sábado à tarde, animais Devon puros e de cruza serão ofertados no leilão multiraças, que começa as 13:30. O acesso do público ao Parque Conta Dinheiro é gratuito.

Crédito da foto: Fabio Carvalho

Imprensa Devon:
Simone Müller / jornalista

(MTB 1038-SC)

51-99818 5834

Expolages 2019

Embora seja um evento voltado essencialmente para os negócios, a Expolages torna-se um grande atrativo aos visitantes, que podem ver de perto o que o Município produz e comercializa.

 

A Expolages 2019 acontece entre os dias 8 e 13 de outubro. Para o dirigente do Sindicato Rural, um dos segmentos da organização da expofeira, Márcio Cícero Neves Pamplona, mais do que o evento ou a exposição, o evento tem como proposta principal, favorecer a geração de negócios em todas as atividades presentes no Parque, ou seja, do comércio, da indústria, e do segmento animal.

 

Conforme explica, no que tange ao agronegócio serão três grandes leilões: Feira da Novilha; de reprodutores (touros), e de cavalos de milha e crioulo. Por outro lado, a expectativa é de entre os animais de exposição, julgamento e de comércio o Parque Conta Dinheiro, receba cerca de 1,5 animais. Em torno de 800 deles farão parte da Feira da Novilha e Gado Geral, o principal leilão da Expolage, previsto para sexta-feira (11). Os demais leilões acontecem no sábado (12), à tarde e à noite.

 

Assim como a Associação Empresarial de Lages (ACIL), o Sindicato Rural também está comercializando os espaços da área externa. No entanto, a maioria das empresas que pretendem expor já reservaram o terreno antecipadamente. São aquelas voltadas para a exposição de máquinas e implementos agrícolas, automóveis, caminhões, e de animais. “Assim, como nos anos anteriores, o que se espera é de um novo sucesso comercial, e, independente dos negócios, a Expolages é aberta à visitação pública gratuitamente”, salienta Pamplona.