SC será o primeiro Estado do Programa Internet para Todos – acesso também nas áreas rurais

Em reunião com o ministro de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab, nesta segunda-feira, 11, na Casa da Agronômica em Florianópolis, o governador Raimundo Colombo conheceu o Programa Internet para Todos, que pretende levar internet banda larga a áreas rurais e localidades que ainda não têm o serviço. Santa Catarina será o primeiro Estado a receber os pontos de conexão com a rede a partir do próximo ano.

“Santa Catarina é o Estado certo para ser o pioneiro neste projeto. Temos uma boa distribuição demográfica, uma força muito grande na área rural e um trabalho já feito junto com o ministério nas escolas. Esse é um passo decisivo com o satélite lançado em maio (deste ano), que permite desdobrar e chegar internet a todos os cantos do Estado, principalmente na área rural”, destacou Colombo.

Objetivo do programa é promover o atendimento a localidades e distritos, onde inexiste a oferta de acesso à internet. A viabilidade do programa é devido ao lançamento do satélite brasileiro, lançado em 4 de maio de 2017, com capacidade de levar internet para 100% do território brasileiro a uma velocidade de 58 gbps em banda ka, com 67 feixes.

O ministro Kassab disse que esse é maior projeto de inclusão social que se estabelece no Brasil hoje. “Sempre digo, usando como comparação que vale a pena lembrar o que é a vida de uma criança com internet e sem internet. Esse projeto começa por Santa Catarina e, com certeza, ainda em fevereiro de 2018, estaremos levando nos primeiros pontos do Estado a internet para todos”.

Ao todo serão cerca de 40 mil pontos disponibilizados, que também serão usados para defesa, educação e saúde. O município que quiser participar deverá se inscrever e se for selecionado será responsável por ceder um terreno, além de custear despesas de energia elétrica e segurança do local. O governo federal fará a instalação de todo o equipamento sem custo para as prefeituras.

Também participaram da reunião o presidente do Ciasc, Ivan Ranzolin; o presidente da Fapesc, Sergio Gargioni; o secretário adjunto da Agricultura e da Pesca, Airton Spies; o secretário executivo do Programa SC Rural, Júlio Bodanese; e 12 prefeitos.

Fonte: São Joaquim Online, Disponível em: <http://saojoaquimonline.com.br/2017/12/13/sc-sera-o-primeiro-estado-do-programa-internet-para-todos-acesso-tambem-nas-areas-rurais/>, Acesso em: Dezembro de 2017.

Colombo fala da importância do SC Rural para a agricultura familiar do Estado

Os números do programa SC Rural foram o destaque da entrevista com o governador Raimundo Colombo, desta sexta-feira, 1º de dezembro. Em sete anos, numa parceria entre o Governo do Estado e o Banco Mundial, foram investidos US$ 189 milhões nas ações desenvolvidas pelo programa para levar infraestrutura, tecnologia, qualidade de vida e capacitação para famílias e jovens dos meios rural e pesqueiro em todo o Estado.

“É impressionante o desempenho dos produtores que se associaram a este programa. O resultado é fantástico, sobretudo porque ajuda o pequeno produtor, a pequena cooperativa, que passam a ter uma renda cada vez melhor. Fortalece o nosso modelo e ajuda Santa Catarina a crescer”, disse o governador Raimundo Colombo.

Os outros temas da entrevista são a abertura do mercado das Filipinas pra a carne produzida no Brasil, e consequentemente SC, e a autorização para as obras de implantação do Sistema Integrado de Esgotamento Sanitário (SES) dos municípios de Piratuba e Ipira, no Meio-Oeste do Estado. O investimento de R$ 11 milhões vai permitir a coleta e o tratamento de esgoto em 61,6% da área urbana de Piratuba e 29,4% de Ipira.

Para conferir o programa na íntegra, clique aqui.

Fonte: CIDASC, Disponível em: <http://www.cidasc.sc.gov.br/blog/2017/12/04/com-a-palavra-colombo-fala-da-importancia-do-sc-rural-para-a-agricultura-familiar-do-estado/>. Acesso em: Dezembro de 2017