Copercampos realiza 20ª edição do Dia de Campo

k

 

A 20ª edição do Dia de Campo Copercampos iniciou nesta terça-feira (24), a abertura dos portões ocorreu às 8h da manhã, dando início a visitação do público, que pode conferir as novidades, a difusão de novas tecnologias para a agricultura e pecuária, além de máquinas e implementos agrícolas que auxiliam, na produtividade e rentabilidade das lavouras.

A abertura oficial do evento, foi realizada às 11 horas, no Campo Demonstrativo da cooperativa às margens da BR-282 em Campos Novos, e contou com a presença do Deputado Estadual Romildo Titon, Secretário Adjunto de Estado da Agricultura e Pesca, Airton Spies, Presidente da Cidasc, Enori Barbieri, Prefeito Municipal de Campos Novos, Nelson Cruz; Secretário de Estado de Desenvolvimento Regional Vilibaldo Erich Schmid, além dos Prefeitos dos municípios de atuação da cooperativa, assim como, expositores, imprensa e produtores de diversas regiões. Na oportunidade o público acompanhou o vídeo institucional que resgatou a história dos 20 anos do Dia de Campo Copercampos.

Em seu discurso o Diretor Vice-presidente da Copercampos, Cláudio Hartmann, destacou os objetivos do evento que há duas décadas oferece aos produtores o contato com as diversas tecnologias, nas mais variadas culturas, visando sempre uma maior rentabilidade ao empresário rural. “Neste três dias, estaremos apresentando as potencialidades do agronegócio aos produtores de diversas regiões do país e desejamos que durante o evento, possam aproveitar o máximo, para que tenhamos uma agricultura sempre mais eficiente e com rentabilidade”, ressaltou Cláudio Hartmann.

Já o Diretor Presidente da Copercampos, Luiz Carlos Chiocca, destacou a edição de 20 anos do evento. “Nosso primeiro Dia de Campo, começou com algumas vitrines, onde demonstrávamos aos nossos associados e clientes as características e variedades de soja, para então comercializamos em vários estados do país. Daquelas vitrines foi se aperfeiçoando, e o evento firmou-se como o encontro do agronegócio de Santa Catarina, onde médios e grandes produtores têm a oportunidade de ampliar horizontes de suas expectativas e realizações no negócio agrícola e pecuário”, enfatizou Chiocca.

Ainda durante sou discurso, Chiocca falou sobre o atual cenário do agronegócio, a manifestação dos caminhoneiros e a importância da união entre os setores. “Para obtermos êxito na campo é necessário que o homem do campo esteja em harmonia com a terra e a tecnologia. Por isso a união entre esses fatores a fundamental para uma excelente produção. Em relação ao bloqueio dos caminhoneiros que acontece na BR-470 e BR-282 em Campos Novos, a Copercampos entende a necessidade das manifestações, mas os motoristas também devem levar em consideração e não esquecer do homem do campo, que já está pagando caro com os altos custos de produção impostos pelo governo federal”, observou Chiocca.

Durante a programação do evento desta terça-feira, os produtores e visitantes puderam acompanhar a palestra: “Tecnologia de Aplicação de Agroquímicos” com Marco Antônio Gandolfo, Engenheiro Agrônomo, Doutor em Tecnologia de Aplicação, Pesquisador e Professor da Universidade Estadual do Norte do Paraná.

O Dia de Campo Copercampos conta com o apoio da Epagri, SENAR, BRDE, Cidasc, Caixa Econômica Federal, Ministério da Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento, Governo Federal, Bayer, Basf, Agroceres, Monsanto, Syngenta e TMF Fertilizantes.

A expectativa é que 12 mil pessoas participem da 20ª edição do Dia de Campo Copercampos que segue até a próxima quinta-feira (26).

Fonte: http://www2.copercampos.com.br/diadecampo

Deputado estadual Moacir Sopelsa é o novo secretário de Estado da Agricultura e da Pesca

jjj

A Secretaria da Agricultura e da Pesca de Santa Catarina tem um novo gestor. A partir desta terça-feira (3), o deputado estadual Moacir Sopelsa responde pela Secretaria e se licencia da Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina. A cerimônia de posse reuniu lideranças do agronegócio catarinense, deputados estaduais, prefeitos e secretários de Estado no auditório da Epagri, em Florianópolis.

O vice-governador Eduardo Pinho Moreira empossou o secretário Moacir Sopelsa e enalteceu o caráter e seriedade do novo gestor da Secretaria. “O Estado tem à frente da Secretaria da Agricultura alguém que nasceu no campo, que entende os anseios dos produtores rurais e os desafios que temos pela frente”.

Pinho Moreira falou ainda sobre os destaques da agricultura catarinense no cenário nacional. ?Com apenas 1,13% do território catarinense, Santa Catarina se destaca como o maior produtor nacional de carne suína, ostras, mariscos, pescados e cebola. Somos referência em defesa sanitária e extensão rural, nossa agricultura é diferenciada?, afirmou.

Em seu primeiro pronunciamento como secretário de Estado da Agricultura e da Pesca, Moacir Sopelsa agradeceu o voto de confiança do governador Raimundo Colombo e do vice-governador Eduardo Pinho Moreira que o designaram para ocupar umas das funções mais importantes para o agronegócio catarinense. “Estou comprometido a fazer um trabalho sério e transparente, dando continuidade aos avanços que vem sendo feitos na agricultura catarinense. Com humildade e seriedade pretendo buscar o conhecimento e as parcerias necessárias para desempenhar uma boa gestão frente à Secretaria”.

Sopelsa lembrou ainda do trabalho das empresas vinculadas à Secretaria, Epagri e Cidasc, para que Santa Catarina alcançasse o status diferenciado que possui hoje. “Nosso estado tem a excelência de produção que pode ser comparada com

os países mais desenvolvidos, e isso se deve à força do agricultor catarinense e ao trabalho eficiente dos técnicos da Epagri, Cidasc e Secretaria”, destacou.

Entre os desafios da sua gestão, o secretário Sopelsa falou sobre a necessidade de criar programas voltados para melhoria de rede elétrica e das comunicações no meio rural. “As propriedades se modernizaram, os equipamentos mudaram e os agricultores precisam de energia elétrica de qualidade que dê melhores condições de produção. Precisamos ainda fortalecer e ampliar os programas voltados para levar internet e telefonia ao meio rural para que os agricultores tenham melhor qualidade de vida e acesso à informação”, afirmou.

Airton Spies, que ocupava o cargo de secretário de Estado da Agricultura e da Pesca desde abril de 2014, será o secretário adjunto da Pasta. Em seu pronunciamento fez questão de lembrar os esforços do Governo do Estado nas áreas de pesquisa, extensão rural, defesa sanitária animal e vegetal e no fomento agropecuário.

Moacir Sopelsa está em sua quinta legislatura como deputado estadual e sempre esteve à frente das questões ligadas ao agronegócio catarinense. Sopelsa foi prefeito de Concórdia, secretário municipal da Agricultura e presidente da Associação Catarinense de Criadores de Suínos. Em sua passagem pela Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), o deputado foi quatro vezes presidente da Comissão de Agricultura, presidente da CPI do Leite e da CPE do Porco, proponente e presidente da Frente Parlamentar da Suinocultura, proponente e presidente da Frente Parlamentar do Cooperativismo (FRENCOOP-SC), além disso, implantou o Levantamento Agropecuário Catarinense (LAC) e contribuiu para a certificação internacional de Santa Catarina como área livre de febre aftosa sem vacinação pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE).

Fonte: http://www.cidasc.sc.gov.br/blog/2015/

Solenidade oficializa o início da Colheita da Maçã em Fraiburgo

ISO_1248

A Prefeitura de Fraiburgo em união com a Rota da Amizade, e apoio do Hotel Renar, organizou a solenidade de Abertura da Colheita da Maçã. O evento, que aconteceu na última quarta-feira (28), foi celebrada em Fraiburgo, nacionalmente conhecida como Terra da Maçã.

Com a presença de autoridades estaduais e municipais, empresários do ramo turístico e da fruticultura, jornalistas e as rainhas e princesas dos municípios vizinhos, o evento teve seu início na Casa do Turista – ponto de encontro oficial – onde os convidados foram divididos em dois grupos.

Enquanto alguns conheciam a Floresta Rene Frey, os pomares, campos e alguns atoleiros – principais atrações de Fraiburgo. Os outros convidados tiveram a oportunidade de conhecer a empresa Fischer, local em que foram apresentados a uma das mais modernas maquinas classificação de maçãs do mundo.

Novamente reunidos, os presentes assistiram a um vídeo institucional sobre a cidade de Fraiburgo, em que a história do município e o envolvimento com a ‘fruta do pecado’ foi explicado, para que os convidados pudessem ser encaminhados aos pomares e assim, dar-se o inicio à abertura da colheita da maçã.

A finalização do evento aconteceu nas acomodações do Hotel Renar. Além dos pronunciamentos das autoridades presentes, que entre outras coisas ressaltaram a importância da maçã para a economia da região, os convidados puderam saborear um jantar com o tradicional michuim – prato típico da gastronomia de Fraiburgo – culinária à base da maçã e outros sabores típicos da Rota da Amizade.

Vale ressaltar que a colheita da maçã é de grande importância para a região, não apenas para o setor de fruticultura, mas também para o turismo. A visibilidade que o município ganha durante o período da colheita – de janeiro a abril – chama a atenção de turistas de todas as regiões do Brasil. A casa do turista tem diversas visitas aos pomares exclusivos para turistas agendadas e expectativas otimistas para o ano de 2015.

Fonte: http://www.tropicalfm99.com.br/site/noticia/11926/