Acompanhe Programação completa JULGAMENTOS EXPOLAGES 2025
Programação completa Leilões EXPOLAGES 2025
Acompanhe toda a programação de leilões da Expolages 2025
Primeiros animais chegam ao Parque Conta Dinheiro para a Expolages 2025
Feira de negócios e agropecuária de Lages abre oficialmente nesta quarta-feira (8), às 17h, e segue até segunda-feira (13)
O Parque de Exposições Conta Dinheiro, em Lages, já começa a ganhar o movimento característico da Expolages, uma das maiores feiras de negócios e agropecuária de Santa Catarina. Nesta segunda-feira (6), chegaram os primeiros animais que participarão das exposições e julgamentos da edição 2025 do evento, que abre oficialmente nesta quarta-feira (8), às 17 horas, e segue até domingo (12), no segmento multissetorial, porém, culmina com o tradicional Leilão de Gado Geral, na noite de segunda-feira (13).
Entre os primeiros exemplares recebidos estão bovinos das raças Charolesa, vindos do Rio Grande do Sul, e Galloway, de origem escocesa, trazidos por criadores de Caçador, no Meio-Oeste catarinense, que participam pelo segundo ano consecutivo. Ao longo desta terça-feira (7), está prevista a chegada da maior parte dos animais de argola e de galpão, além dos destinados aos leilões oficiais.
Paralelamente, a montagem da estrutura do setor multissetorial segue em ritmo intenso, preparando os espaços que irão abrigar empresas, indústrias, comércio e instituições. A feira deve reunir dezenas de expositores, movimentar milhões em negócios e atrair visitantes de várias regiões do Estado.
Para o presidente da Associação e Sindicato Rural de Lages, Márcio Cícero Neves Pamplona, mais do que um grande encontro do agronegócio e do comércio, a Expolages consolida-se como uma vitrine de oportunidades e inovação. O evento organizado em parceria com a Associação Empresarial de Lages (ACIL), fortalece a economia regional, impulsiona parcerias entre o campo e a cidade e reafirma o papel de Lages como polo de desenvolvimento da Serra Catarinense, conectando tradição, empreendedorismo e futuro.
Fotos: Paulo Chagas06
Expolages 2025 terá atrações especiais para as famílias no fim de semana do Dia das Crianças
Demonstrações de cães de pastoreio e passeios a cavalo aproximam o público urbano do universo rural no Parque Conta Dinheiro, em Lages.
Durante a Expolages 2025, o Parque de Exposições Conta Dinheiro, em Lages, será palco de atrações especiais pensadas para encantar o público nos dias 11 e 12 de outubro, sábado e domingo. A programação na Pista de Julgamento inclui uma demonstração de cães adestrados em pastoreio, evidenciando a inteligência e a destreza desses animais no manejo de ovelhas e gado. Uma atividade que, além de educativa, valoriza a cultura do campo e a importância do trabalho dos cães no cotidiano da pecuária.
Outro destaque, no sábado à tarde, acontece em parceria com a Associação dos Criadores de Cavalos Campeiros, também no pavilhão central de julgamentos. Animais mansos estarão disponíveis, para que, especialmente as crianças que nunca tiveram contato com cavalos, possam montar, dar uma volta e registrar o momento em fotos. A ação ganha ainda mais significado por ocorrer no fim de semana em que se celebra o Dia das Crianças, proporcionando uma experiência única de aproximação entre o público urbano e a vida no campo.
Segundo o presidente da Associação e do Sindicato Rural de Lages, Márcio Pamplona, a iniciativa reforça o caráter democrático e familiar da Expolages, oferecendo atrações diferenciadas que vão além dos negócios e julgamentos de animais. “São atividades que aproximam a sociedade da realidade rural, despertando o interesse pelo agronegócio e, ao mesmo tempo, garantindo diversão e aprendizado para todos que passarem pelo Parque Conta Dinheiro”, destaca.
A Expolages 2025 é uma realização da Associação e Sindicato Rural de Lages e da Associação Empresarial de Lages (ACIL). A abertura oficial está marcada para o dia 8 de outubro, às 17h, com a presença de autoridades, lideranças e representantes do setor produtivo.
Foto Ilustrativa em evento com cães realizado na Expointer recentemente. / Crédito: Jürgen Mayrhofer
Começa a montagem da estrutura externa da Expolages 2025
Feira abre oficialmente dia 8 de outubro e reforça seu papel como vitrine do agronegócio no Sul do país
A Expolages 2025 já começa a ganhar forma no Parque de Exposições Conta Dinheiro, em Lages, com a montagem da estrutura externa. A GTS do Brasil, tradicional parceira da feira, foi a primeira empresa a ocupar o espaço, instalando seus equipamentos. Também já está em construção a arena destinada aos julgamentos de animais, um dos pontos altos da programação, além das pirâmides que abrigarão empresas de diferentes segmentos.
O movimento deve se intensificar ao longo da semana com o trabalho de montagem dos demais estandes, também da parte interna, da feira multissetorial, sobre a responsabilidade da Associação Empresarial (ACIL), nos pavilhões Afonso Ribeiro e Tito Bianchini. Como novidade, este ano, haverá uma pista de test drive para demonstração de veículos à venda.
Por outro lado, de acordo com o presidente da Associação e Sindicato Rural de Lages, Márcio Pamplona, o recebimento dos animais a galpão e para os leilões inicia na segunda-feira (6). Já a abertura oficial da feira ocorre na quarta-feira, dia 8 de outubro, às 17 horas, e segue até o dia 13, consolidando a Expolages como vitrine do agronegócio e ponto de encontro de produtores de todo o Sul do país.
Atenção voltada aos animais
Quanto à programação dos animais, na quarta-feira (7), durante o dia, o primeiro evento se dá com os julgamentos das raças Hereford e Braford. Estes mesmos animais também farão parte, a partir das 19 horas, no Pavilhão José Arruda Ramos, dando início à sequência de leilões, sob a responsabilidade da Camargo Agronegócios.
Na quinta-feira (9), à noite, a vez dos leilões das raças Angus, Brangus e Ultrablack. E, seguindo o programa dos leilões, na sexta-feira (10), entram em pista animais da raça Charolesa. Já o sábado (11) promete ser um dos dias mais movimentados, com a comercialização de cerca de 550 novilhas, a partir das 14 horas; na sequência o leilão do cavalo Quarto de Milha, às 19 horas, e em seguida, cavalos da raça Crioula, previsto para às 21 horas.
No domingo, (12) segue o desfile de animais na batida do martelo do leiloeiro Delamar Macedo. A partir das 14 horas, a comercialização terá em pista, animais multiraças e da raça Devon. Por fim, na segunda-feira (13), o encerramento dos leilões, à noite, com a tradicional Feira de Gado Geral, quando cerca de 400 cabeças estarão à disposição dos compradores.
Fotos: Divulgação
PCV Assessoria & Comunicação
Programação da Expolages 2025 reforça foco em leilões e mostra de raças
Organização aposta em ajustes na programação para ampliar espaço a associações e fortalecer a comercialização de diferentes raças.
O planejamento da edição 2025 da Expolages que está em andamento, mantém o foco especial na organização dos leilões. Tanto que a Associação e o Sindicato Rural de Lages estão dedicando atenção redobrada às demandas relacionadas aos animais, tomando como referência o que funcionou em 2024. A proposta é reforçar os acertos e ajustar pontos necessários, tanto nos leilões quanto nos espaços destinados às associações que realizam suas próprias vendas, consolidando o evento como vitrine de produção e comercialização.
Na ovinocultura, a programação prevê uma mostra representativa, voltada especialmente a animais rústicos e destinados ao mercado, atendendo à crescente procura. O tocante aos equinos, o presidente da Associação e Sindicato Rural, Márcio Pamplona, destaca a realização da exposição “Passaporte”, com cavalos da raça crioula. “É um evento de extrema relevância, pois qualifica os animais para participarem da maior exposição da raça, a Expointer 2026”, explica.
Além dos crioulos, a Expolages também contará com a presença expressiva de cavalos manga larga, campeira e quarto de milha, todos com foco na comercialização. “Atenção também aos animais à galpão. “Porém, nosso grande destaque serão os leilões, especialmente a tradicional Feira da Novilha. Muitos produtores se dedicam o ano inteiro à preparação dos animais para a comercialização no sábado da Expolages”, ressalta Pamplona.
Foto: divulgação
Assessoria de Imprensa
Produção de leite cresce em SC, enquanto diminui na maioria dos estados
Segundo a Pesquisa Trimestral do Leite, realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a quantidade de leite adquirida pelas indústrias brasileiras diminuiu 5,1% no ano passado, em comparação com 2021. Por outro lado, em Santa Catarina a quantidade aumentou em cerca de 32 milhões de litros, o que representa um acréscimo de 1,1% em comparação com o ano anterior.
Conforme dados do Observatório Agro Catarinense , a produção estadual tem aumentado progressivamente, enquanto o rebanho ordenhado vem diminuindo. Ou seja, o aumento se deve a uma melhoria da produtividade.
O analista de Socioeconomia e Desenvolvimento Rural da Epagri/Cepa, Tabajara Marcondes, explica que algumas regiões do Estado têm se destacado na expansão da produção. “A partir dos anos de 1990, o Oeste apresentou um crescimento bem mais expressivo do que o das demais regiões. Nos anos mais recentes, o Sul de Santa Catarina também tem apresentado crescimento expressivo, inclusive porque a produção do leite tem se apresentado como alternativa de renda para famílias que, até então, se dedicavam a outras atividades”, explica.
Conforme dados do Observatório, as regiões de Santa Catarina com maior produção de leite são, respectivamente, o Extremo Oeste, o Oeste e o Meio Oeste, com a região do Litoral Sul em quarto lugar.
Fonte: https://blog.epagri.sc.gov.br/index.php/producao-de-leite-cresce-em-sc-enquanto-diminui-na-maioria-dos-estados/
Expolages termina com boas perspectivas para a próxima edição
Mais de 20 mil pessoas passaram pela Expolages e pelo menos R$ 33 milhões de prospecção em negócios
Lages – A volta do maior evento de negócios de Lages, após dois anos sem acontecer devido à pandemia de coronavírus, ficou marcada pelo alto nível de qualidade e da participação dos expositores. Ao todo mais de 400, e, para se chegar a esse número, até mesmo o proprietário de um único animal, é também considerado expositor. Segundo os organizadores, o público foi um recorde, com a passagem pelo Parque de mais de 20 mil pessoas, com mais de R$33 milhões prospectados. Após quase uma semana de envolvimento com a feira, o fechamento ainda se dará com a realização da Feira de Gado Geral, nesta segunda-feira (17), a partir das 19hs.
A Feira Multissetorial ocupou todos os espaços três meses antes da realização, com quase 90 empresas ocupando o pavilhão central. O setor externo também não demorou para completar o restante do território do Parque Conta Dinheiro. Para o ano que vem, a projeção, segundo o presidente da Associação Empresarial (ACIL), é ampliar a participação de expositores. Uma pesquisa interna apontou que pelo menos 80% dos que participaram da Expolages 2022, anteciparam que no ano que vem estarão de volta; quase 70% consideraram uma ótima feira; 75% consideraram a organização como sendo ótima, e mais de 80% disseram que feira teve grande potencial, e indicam a outros expositores.
Na avaliação do presidente da Associação e Sindicato Rural de Lages, Márcio Cícero Neves Pamplona o evento foi um total sucesso em termos de visitação, em especial, a presença de investidores, tanto nos leilões quanto nos demais estandes. Houve fechamento de grandes negócios não só no segmento animal, mas em todos os setores, a exemplo da compra de máquinas e demais implementos com valores vultuosos. Um balanço mais apurado do volume de negócios e sobre a Expolages em geral, será divulgado nos próximos dias, após avaliação dos organizadores.
Assessoria de Imprensa
Sindicato Rural de Lages
Expolages: comercialização de animais alcança mais de R$ 1,2 milhão
Lages (SC)- A segunda rodada de negócios contou com o pavilhão de remates José Arruda Ramos lotado, e centenas de outras pessoas acompanhando virtualmente. Foi assim que o leiloeiro Delamar Macedo, da Camargo Agronegócios, abriu o novo leilão da Expolages, na noite desta sexta-feira (14). Para começar, o desfile de cavalos Quarto de Milha. Animais de alto nível e de grande aceitação. No final, a efetivação de lances e compras de todas as regiões de Santa Catarina. Foram 11 animais entre fêmeas e machos comercializados. O faturamento alcançou R$153 mil e 900.
Em seguida foi a vez da comercialização dos reprodutores e novilhas das raças Aberdeen Angus, Brangus e Ultrablack. Mais uma vez, a alta genética bovina esteve à venda, com animais sendo também adquiridos de inúmeras localidades do Estado, especialmente da Região Serrana. Alguns deles passaram em branco e foram deixados em consignação. O resultado das vendas alcançou R$467 mil e 400. Somando com o faturamento dos cavalos Quarto de Milha, a noite fechou em R$621 mil e 300. Na soma dos dois primeiros dias de leilões, o resultado foi de RS 1 milhão 212 mil e 500 reais.
Feira de Novilhas
Neste sábado (15), a partir das 15 horas, o maior dos leilões da Expolages coloca em pista cerca de 600 novilhas, também no pavilhão José Arruda Ramos. À noite, a partir das 20h30, estarão sendo vendidos cavalos da raça Crioula. E, na segunda-feira, às 18hs, o quinto e último leilão, de Gado Geral, marcando o encerramento da Expolages 2022.
Assessoria de Imprensa
Associação e Sindicato Rural de Lages
Meet da Carne valoriza o crescimento da genética bovina na Serra
No final da tarde desta sexta-feira (14), no Parque Conta Dinheiro, produtores e convidados tiveram uma verdadeira aula a respeito da seleção de animais para a melhoria de rendimento de carcaças e produção de carne nobre, através do evento itinerante Meet da Carne. Conforme a palestrante, a superintendente de registros da Associação Nacional de Criadores Herd-Book Collares (ANC), Silvia Freitas, o principal objetivo é se aproximar da região de Lages, a partir da percepção do crescimento significativo na Serra, de 45% em melhoramento genético, nos últimos cinco anos.
Ainda de acordo com Sílvia, é visto que as pessoas estão usando os dados de melhoramento genético para fazer as suas seleções. Há o entendimento de que a genética é um assunto complexo, e o Meet da Carne simplifica essa interpretação, e mostra que qualquer criador pode se apoiar nos dados do Programa de Melhoramento de Bovinos de Carne (Promebo), de forma gratuita para fazer a própria seleção, seja enquanto comprador de sêmen junto a uma central, ou na compra de touro para monta natural, em arremates.
Além da superintendente de registros da ANC, Silvia Freitas, também palestrou o coordenador do Promebo, Laerte Rochel. Ambos reforçaram aos criadores o caminho para a escolha assertiva de bovinos com base em seus dados, que são disponibilizados na plataforma Origen. O evento também propiciou a promoção da integração entre os criadores e a troca de experiências e práticas sobre o dia a dia nas propriedades. Ao final, houve degustação de carne regada a chope.
Assessoria de Imprensa
Associação e Sindicato Rural de Lages
Colaboração: Jardine Comunicação