Carne certificada da raça Angus chega a Santa Catarina
Os produtores da raça Angus que participaram da Expolages, em Lages, têm uma razão a mais para comemorar. A partir de novembro, o consumidor catarinense terá acesso à carne bovina da raça com selo catarinense. A novidade foi anunciada durante a feira, que aconteceu em Lages.
Segundo o presidente do Núcleo Catarinense de Angus, Nelson Serpa, a medida foi concretizada por meio de uma parceria entre a Associação Brasileira de Angus e o Frigorífico Verdi, em Pouso Redondo. O frigorífico fará o abate dos animais e, em troca, vai pagar uma bonificação de 10% acima do valor normal da arroba no mercado, além de 3,5% por novilho.
Atualmente, 100% da carne de Angus certificada consumida em Santa Catarina, vem Rio Grande do Sul. Com a certificação catarinense, a tendência é melhorar a qualidade do produto, além de servir de incentivo para o pecuarista aumentar o rebanho deste tipo de gado no Estado. Serpa explica que todo o processo industrial, desde o abate e tipificação das carcaças até a embalagem final do produto, será acompanhado permanentemente por um técnico da associação brasileira da raça.
Rebanho: O rebanho catarinense de gado de corte é 2,8 milhões de animais. A raça Angus representa 40% do percentual de corte, ou seja, cerca de 500 mil cabeças. Cerca de 200 produtores criam este tipo de gado no Estado. Serpa esclarece que, para colocar a carne no mercado, será preciso garantir a produção de 4.800 animais por ano, ou seja, 400 ao mês. Porém, a tendência é que a certificação alavanque a produção deste tipo de gado no Estado.
Um levantamento feito junto aos confinamentos mostrou que há bezerros Angus o suficiente para atender esta demanda. Com a certificação, o valor da carne comercializada vai aumentar em 11% para o produtor, segundo estimativas.
Raça resiste bem ao clima da Serra
O gado Angus foi atração na Expolages, e tem conquistado a atenção do público. Neste ano, mais de 100 animais estavam em exposição. Nelson Serpa, que também é produtor da raça, diz que esta a segunda maior exposição do Brasil. “A representatividade deste animal na Expolages está muita boa”, diz.
De origem europeia, o Angus está entre as melhores raças bovinas produtoras de carne. A carne é macia e ótima qualidade. Além disso, a raça se adapta muito bem como o clima serrano e tem alto poder de fertilidade. O veterinário Antônio Martins Bastos Filho diz que a carne tem valor agregado por vários aspectos, como sabor, maciez e marmoreio (gordura intramuscular). “Trata-se de uma carga valorizada no mundo inteiro”.
Ele acredita que, com a certificação, vai aumentar a produção de carne, até mesmo para atender o mercado consumidor catarinense, que possui uma demanda reprimida, além de sobrar para a exportação. Hoje, cerca de 30% da carne consumida no Estado vem de fora.
Fonte: http://www.clmais.com.br/
[+] veja todas as notícias
Produção de leite cresce em SC, enquanto diminui na maioria dos estados
17.10.2022
Expolages termina com boas perspectivas para a próxima edição
15.10.2022
Expolages: comercialização de animais alcança mais de R$ 1,2 milhão
15.10.2022
Meet da Carne valoriza o crescimento da genética bovina na Serra
14.10.2022
Primeiro leilão marca o reencontro do público aos negócios
27.09.2022
Café da Manhã de Ideias e Ajustes para Expolages 2022
07.03.2022
Por que o Brasil á tão dependente da importação de fertilizantes
11.02.2022
Alface desenvolvida pela Epagri prova resistência à falta de chuvas e excesso de calor
18.11.2021
Lages terá Feiro de Gado Geral na segunda-feira 22 de novembro
17.10.2021
Expolages 2021 encerra com mais de R$ 5,3 milhões de faturamento