Logo ELNotícias

Expolages: o auge de 1970 e suas histórias

Promovida desde 1920, no antigo Posto Zootecnológico, atual localidade do Ginásio Jones Minosso, ao longo do tempo, a Expolages teve diferentes finalidades e lugares como sede.

 

Na época, o primeiro objetivo da exposição era demonstrar a qualidade dos animais de raças europeias, seja do continente, ou até mesmo da Grã-Bretanha. Fundada em 1939, a Associação Rural de Lages passou a ser realizadora da exposição junto ao Sindicato Rural de Lages. Hoje em dia, reconhecida como a maior feira de agronegócio de Santa Catarina, a Expolages conta com o apoio da Federação da Agricultura do Estado de Santa Catarina (Faesc), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e da Associação Empresarial de Lages (Acil).

Antes de migrar em definitivo para o Parque de Exposições Conta Dinheiro em 1950, o Posto Zootécnico do Ministério da Agricultura, no Bairro Morro do Posto, também foi espaço de exposições.  Anos depois, a partir da década de 70, a Expolages evoluiu e se tornou Feira Multissetorial – diversos setores e múltiplas oportunidades de negócios.

Os irmãos Paulo Branco e José Branco são testemunhas desta consolidação. Há 48 anos como expositores, em 1970, expositores pela primeira vez na Expolages, eles já tiveram mais de 100 animais da raça Pardo Suíço (linhagem de corte) no evento. Atualmente, além da raça Pardo Suíço, os produtores rurais estão na feira com as raças Angus e Cavalo Quarto de Milha. Proprietários da fazenda Pai João, situada em Capão Alto/SC, na edição deste ano, os irmãos apresentam 14 animais, destes, 11 cavalos e três touros. “Participar da Expolages é sempre motivo de satisfação”, enfatizou Paulo. Assim tem sido para Flávio Krebs Ramos, de 75 anos. Outro expositor desde 1970, ele também acompanhou o desenvolvimento. “Desde que a Associação Rural de Lages assumiu a realização do evento houveram mudanças significativas, como por exemplo, instalações adequadas, aquisição de equipamentos e melhoramento genético do gado. Vários criadores que estão na Expolages adquiriram animais na minha fazenda”, destacou Flávio, dono dos 10 animais das raças Simental e Simbrasil que estão na Expolages.

 PROGRAMAÇÃO

Após o processo de pesagem e julgamento dos animais na última quinta-feira (12 de outubro), os atrativos desta sexta-feira (12) na Expolages foram os leilões.  Segundo o presidente da Associação Rural de Lages, Márcio Pamplona, produtividade, genética, precocidade reprodutiva para gerar outro animal, dentição e a pigmentação de pelo, são os principais critérios adotados no processo de venda.

13/10/18 –  Sábado: julgamentos e leilões

09h – Pista 1 e 2;

09h – Pista 3 e 4 – Provas Funcionais da Raça Campeiro;

09h – Pista de Rústicos – Julgamento da Raça Aberdeen Angus e Brangus e Devon;

10h – Cancha – Julgamento Morfológico Raça Crioula;

14h – Pistas 3 e 4 – Provas Funcionais da Raça Campeiro;

14h – Julgamento Raça Mangalarga Marchador;

15h – Continuação Julgamento Morfológico Raça Crioula.

 

Fotos: Daniel Costa.

Assessoria de Imprensa

E-mail: imprensalages@gmail.com

Fones: 49 99148 4045 e 99114 4374





[+] veja todas as notícias