Suplementação alimentar continuada é alternativa para ganho de peso nos rebanhos
As condições da fazenda, as pastagens disponíveis e os objetivos da produção pecuária são fatores que devem orientar a opção por suplementar ou não a nutrição bovina.
A suplementação alimentar animal é oferecida apenas durante os períodos de seca e escassez de pasto em muitas fazendas. O ideal, porém, seria que o suplemento fosse disponibilizado o ano todo (ou durante o maior período possível). É um ajuste do sistema de produção. A suplementação vem como uma ferramenta para ajudar a atingir alguns objetivos produtivos, que precisam ser bem definidos. É um investimento que o produtor faz para manter o desempenho constante do rebanho.
A suplementação bovina pode ser utilizada para que os machos atinjam a idade de abate aos 24 meses, chegando a aproximadamente 480 kg – cerca de 17 arrobas – nesse período, reduzindo em até um ano o tempo levado para o abate (em comparação com animais não suplementados). É possível usá-la também para aumentar a precocidade das fêmeas, permitindo que elas cheguem ao peso e tamanho corporal adequados para a reprodução (o que, de acordo com o pesquisador, ficaria em torno de 350 kg ou 12 arrobas) aos dois anos de idade. Se, ao final da estação de monta, a vaca estiver vazia, a estratégia é mandá-la para o abate, já que o animal vai ter a condição corporal adequada.
É preciso estudar a produção como um todo para se definir se o objetivo é promover o ganho de peso dos animais ou aumentar sua precocidade. Depois, é necessário avaliar as alternativas para atingi-los, que envolvem não só a suplementação, mas técnicas como o manejo dos animais, disponibilidade de alimento e lotação nas pastagens. Caso a suplementação seja uma opção adequada, o pesquisador sugere o uso de um suplemento proteico energético mineral (como a mistura entre o milho, farelo de soja, amireia e um núcleo mineral) para corrigir o que falta no pasto para os rebanhos e garantir um lote uniforme, bem-acabado.
Fonte: Embrapa. Disponível em: <https://www.embrapa.br/busca-de-noticias/-/noticia/26183358/suplementacao-alimentar-continuada-e-alternativa-para-ganho-de-peso-nos-rebanhos> Acesso em: agosto de 2017
[+] veja todas as notícias
Produção de leite cresce em SC, enquanto diminui na maioria dos estados
17.10.2022
Expolages termina com boas perspectivas para a próxima edição
15.10.2022
Expolages: comercialização de animais alcança mais de R$ 1,2 milhão
15.10.2022
Meet da Carne valoriza o crescimento da genética bovina na Serra
14.10.2022
Primeiro leilão marca o reencontro do público aos negócios
27.09.2022
Café da Manhã de Ideias e Ajustes para Expolages 2022
07.03.2022
Por que o Brasil á tão dependente da importação de fertilizantes
11.02.2022
Alface desenvolvida pela Epagri prova resistência à falta de chuvas e excesso de calor
18.11.2021
Lages terá Feiro de Gado Geral na segunda-feira 22 de novembro
17.10.2021
Expolages 2021 encerra com mais de R$ 5,3 milhões de faturamento