1ª Feira Estadual Jovem da Raça Jersey inicia sábado (20/10) na Expolages
A 1ª Feira Estadual Jovem da Raça Jersey está marcada para o sábado, dia 20, durante a Expolages, que ocorre de 16 a 21 de outubro, no Parque Conta Dinheiro
A feira, que tradicionalmente tem o julgamento de bovinos, equinos e ovinos, neste ano vai contar com a participação do gado de leite com a realização da 1ª Feira Estadual Jovem da Raça Jersey. Há 15 anos o evento não contava com uma ala expressiva do setor. Para esta edição, são esperados cerca de 100 animais com representação genética de todo o estado. Essa é a expectativa da organização, que ficou por conta da Associação dos Produtores de Leite (Aproleite).
O coordenador Humberto de Souza diz que a retomada acontece com o julgamento da raça. Na competição, a principal análise está relacionada ao fenótipo. Ou seja, as características observáveis do animal. “Vamos apreciar a conformação do gado: pernas, patas, cabeça, enfim, o corpo como um todo. Daí se sabe se tem condições ou não de ser uma boa vaca leiteira”, explica Humberto.
O julgamento ocorrerá em oito categorias dividas por idade. A campeã de cada uma delas disputa o grande campeonato. Dele saem a grande campeã, a reservada de grande campeã e a terceira melhor fêmea jovem. O prêmio para essas colocações será em dinheiro. Os valores devem ser decididos nos próximos dias.
Para o ano que vem, a ideia é aumentar o número de participantes e inserir a raça Holandesa. “Também queremos organizar leilões”, adianta Humberto. Para participar da feira o custo é zero. Basta fazer a inscrição na página da Associação Catarinense de Criadores de Bovino (ACCB) por meio do endereço www.accb.com.br.
Ex-presidente da ACCB, o criador Décio Ribeiro vai participar expondo 10 animais. Para ele, o grande diferencial do evento é a qualidade genética do gado e o fato de a feira ser específica para jovens. Entende-se por animal jovem aquele que ainda não tem cria, o que geralmente acontece até os dois anos de idade. “Será uma grande oportunidade de divulgar e apresentar a principal base genética da raça, já que essa pode ser a maior representação estadual da Jersey”, diz Décio.
Outro objetivo da 1ª Feira Estadual Jovem da Raça Jersey é fomentar a atividade leiteira na região. Hoje, a Serra Catarinense representa 5% da produção estadual. A maior parte, cerca de 70%, está no Oeste de Santa Catarina. Especialistas dizem que o clima, a pastagem e área territorial existente aqui dão condições de aumentar o rebanho. O que precisa é um plano de fomento e mais assistência técnica.
Com isso, o gado de leite pode se tornar a principal fonte de renda de muitas propriedades rurais. E o número atual de 800 produtores poderia passar para 2 mil.
Texto: Taina Borges
[+] veja todas as notícias
Produção de leite cresce em SC, enquanto diminui na maioria dos estados
17.10.2022
Expolages termina com boas perspectivas para a próxima edição
15.10.2022
Expolages: comercialização de animais alcança mais de R$ 1,2 milhão
15.10.2022
Meet da Carne valoriza o crescimento da genética bovina na Serra
14.10.2022
Primeiro leilão marca o reencontro do público aos negócios
27.09.2022
Café da Manhã de Ideias e Ajustes para Expolages 2022
07.03.2022
Por que o Brasil á tão dependente da importação de fertilizantes
11.02.2022
Alface desenvolvida pela Epagri prova resistência à falta de chuvas e excesso de calor
18.11.2021
Lages terá Feiro de Gado Geral na segunda-feira 22 de novembro
17.10.2021
Expolages 2021 encerra com mais de R$ 5,3 milhões de faturamento