Polícia Militar Ambiental apresenta plano de controle do javali
O plano foi estudado e desenvolvido por policias e técnicos ambientais e contempla o controle da espécie na região.O plano e as ações foram apresentados pelo major Adair Pimentel e pelo soldado Diego Kuster. Dados sobre ataques de javali e acidentes ocorridos pela caça ilegal chamaram a atenção. Na apresentação reportagens de jornais mostraram que a espécie é um problema mundial e que o controle é necessário e urgente.
Sobre a liberação de permissões para caçar já houve uma desburocratização das licenças. Só neste ano mais de 240 autorizações foram expedidas. O tempo para a liberação também reduziu para no máximo sete dias. “Há um cuidado em saber quem irá caçar. A pessoa precisa estar preparada para o manuseio de armas específicas e, principalmente treinada para enfrentar os perigos e saber diferenciar a espécie das demais nativas”, alertou o major.
O projeto desenvolvido pela Cia de Lages contempla a utilização de aplicativos, armadilhas e a caça regular da espécie. Um projeto desenvolvido em parceria com a Universidade do Sul do Estado (Unisul) tem por objetivo fazer um estuo aprofundado da espécie e fazer um diagnóstico da situação do animal. Para que isso ocorra um colar com GPS deve ser implantado em alguns animais para saber com exatidão as coordenadas geográficas percorridas pelo animal.
O projeto foi desenvolvido por técnicos da Unisul e apresentado pelo professor Rodrigo Mendonça, que alertou para um problema futuro relacionada a qualidade da carne produzida e exportada pro Santa Catarina. “Temos uma preocupação muito grande com a questão sanitária, isso pode interferi diretamente na economia do estado que é hoje o único livre de aftosa”, explicou.
Na educação ambiental o tema também será trabalhado. Uma cartilha está sendo desenvolvida e deve passar a ser distribuída nas escolas.
Com o plano finalizado a Polícia Ambiental busca agora recursos para colocar em prática todas as ações. “Temos que tratar o problema na raiz. Entender todo o processo de criação desse animal e como controlar de forma eficiente”, disse o major.
Fonte:: http://www.scrural.sc.gov.br/
[+] veja todas as notícias
Produção de leite cresce em SC, enquanto diminui na maioria dos estados
17.10.2022
Expolages termina com boas perspectivas para a próxima edição
15.10.2022
Expolages: comercialização de animais alcança mais de R$ 1,2 milhão
15.10.2022
Meet da Carne valoriza o crescimento da genética bovina na Serra
14.10.2022
Primeiro leilão marca o reencontro do público aos negócios
27.09.2022
Café da Manhã de Ideias e Ajustes para Expolages 2022
07.03.2022
Por que o Brasil á tão dependente da importação de fertilizantes
11.02.2022
Alface desenvolvida pela Epagri prova resistência à falta de chuvas e excesso de calor
18.11.2021
Lages terá Feiro de Gado Geral na segunda-feira 22 de novembro
17.10.2021
Expolages 2021 encerra com mais de R$ 5,3 milhões de faturamento