Oficina sobre criação de animais crioulos será realizada em Florianópolis
A Rede Sementes Livres Brasil (RSL Brasil), realizará o I Encontro RSL Brasil nos dias 02 e 03 de dezembro de 2014. O evento, que já está com as vagas preenchidas, acontecerá na AFEESC (Associação dos Funcionários Fiscais de Santa Catarina), em Florianópolis. Para o encontro estão programadas palestras e oficinas. Entre elas, a oficina “Animais Crioulos” abordará a os problemas e as soluções na criação destes animais.
O tema é de extrema importância para o desenvolvimento rural. A(o)s agricultora(e)s trabalham com uma multiplicidade de organismos vivos, domesticados ou selvagens, a vida interage nestes espaços e resulta em na produção agrícola, que nos ajuda a manter-nos saudáveis. Porém nos últimos séculos nossos animais foram sendo tratados de maneira exploratória, sem a intenção de manter suas condições de saúde e bem estar.
Na oficina vamos reviver nosso conhecimento sobre a ovelha Crioula Lanada, por exemplo, que teve origem nos rebanhos introduzidos pelos padres jesuítas no Rio Grande do Sul no século XVII. É um animal rústico, com excelente habilidade materna, de alta prolificidade, não sendo raros os partos gemelares. Apresenta uma exigência de cuidados mínimos para a produção, se adaptando bem em diferentes condições de clima, solo e vegetação. Ela está relacionada a produção de lã naturalmente colorida, muito procurada para artesanato e tapeçaria industrial; tem uma pele resistente e macia, de qualidade superior, e sua carne tem maciez e sabor diferenciados. Pela sua potencialidade é um importante recurso genético para a utilização pela agricultura familiar.
Outro exemplo, a galinha sura, dita também araucana, foi introduzida à época do descobrimento do Brasil. É uma ave rústica, de carne saborosa, tendo início da postura a partir do quinto mês e seu declínio aos três anos de idade. Tem um tempo de vida que varia entre 6 e 8 anos de idade. Os galos apresentam altura máxima de 50cm e pesam 4 Kg, sendo que as galinhas medem aproximadamente 45cm e pesam 3 Kg. A criação pode ser realizada paralelamente a outras atividades agrícolas e pecuárias desenvolvidas pela agricultura familiar.
Por fim, o caso do gado lageano crioulo, cujas longas aspas ou chifres é uma das presenças animais características da região do planalto de Santa Catarina. Felizmente esta raça ressurgiu a partir do trabalho de resgate e preservação de animais remanescentes, por parte de alguns criadores da região de Lages ? SC. Com isso, foi criada em outubro de 2003, a Associação Brasileira de Criadores da Raça Crioula Lageana – ABCCL.
Paralelamente também será realizada a I Feira de Sementes da RSL Brasil. O evento é uma realização conjunta com a ABDSul e a UFSC, e conta com o apoio do IMCA, CEPAGRO, CREA-SC, Epagri e CIDASC.
Para demais informações e contato:
contato@redesementeslivresbrasil.org
Fonte: Rede Sementes Livres Brasil
Fonte: http://www.cidasc.sc.gov.br/
[+] veja todas as notícias
Produção de leite cresce em SC, enquanto diminui na maioria dos estados
17.10.2022
Expolages termina com boas perspectivas para a próxima edição
15.10.2022
Expolages: comercialização de animais alcança mais de R$ 1,2 milhão
15.10.2022
Meet da Carne valoriza o crescimento da genética bovina na Serra
14.10.2022
Primeiro leilão marca o reencontro do público aos negócios
27.09.2022
Café da Manhã de Ideias e Ajustes para Expolages 2022
07.03.2022
Por que o Brasil á tão dependente da importação de fertilizantes
11.02.2022
Alface desenvolvida pela Epagri prova resistência à falta de chuvas e excesso de calor
18.11.2021
Lages terá Feiro de Gado Geral na segunda-feira 22 de novembro
17.10.2021
Expolages 2021 encerra com mais de R$ 5,3 milhões de faturamento