Gado leiteiro está fora da Expolages 2014
A Aproleite, Associação dos Produtores de Leite, através do seu presidente, Décio Ribeiro, comunicou no último dia 7 de outubro, a decisão de não mais participar da Expolages 2014. A justificativa, publicada no site da Associação Catarinense de Criadores de Bovinos (ACCB), diz apenas que foi por motivos alheios à vontade dos expositores. Por outro lado, para a diretoria da Associação Rural de Lages, o comunicado de última hora é frustrante.O presidente da entidade, Márcio Pamplona, disse que há meses definiu a reserva de um galpão, especialmente para receber os bovinos de leite, incluindo outras providências como a forragem e alimentação.
Ainda de acordo com o dirigente, a frustração se deve mais pela expectativa que foi criada, desde que foi noticiada a informação do acordo de parceria há quase um ano. A presença dos bovinos de leite só iria valorizar o segmento, juntamente com o restante das demais raças que estarão expostas. Os organizadores da Expolages acreditam que a razão maior, se deve ao fato do registro de problemas sanitários encontrados em alguns rebanhos leiteiros de Lages. No entanto, devido a uma decisão unilateral da Aproleite, de Lages, vários criadores de outras regiões, que já estavam prontos para expor seus animais na Expolages, também ficarão de fora. “Infelizmente, a ausência do gado leiteiro vai influenciar na redução de animais na Feira”, lamenta Pamplona.
A Diretoria da Associação Rural ainda não tem o número exato de animais inscritos, porém, adianta que este ano haverá também uma diminuição dos bovinos no geral. No entanto, diante do bom momento da pecuária serrana, a procura deverá ser grande, e todos os animais ofertados deverão ser comercializados. No final, espera-se o equilíbrio dos valores, em comparação com 2013. “Além disso, estou certo de que vai haver o aumento do valor individual dos animais, o que deverá garantir o sucesso de todos os leilões”, finaliza.
Texto Paulo Chagas
[+] veja todas as notícias
Produção de leite cresce em SC, enquanto diminui na maioria dos estados
17.10.2022
Expolages termina com boas perspectivas para a próxima edição
15.10.2022
Expolages: comercialização de animais alcança mais de R$ 1,2 milhão
15.10.2022
Meet da Carne valoriza o crescimento da genética bovina na Serra
14.10.2022
Primeiro leilão marca o reencontro do público aos negócios
27.09.2022
Café da Manhã de Ideias e Ajustes para Expolages 2022
07.03.2022
Por que o Brasil á tão dependente da importação de fertilizantes
11.02.2022
Alface desenvolvida pela Epagri prova resistência à falta de chuvas e excesso de calor
18.11.2021
Lages terá Feiro de Gado Geral na segunda-feira 22 de novembro
17.10.2021
Expolages 2021 encerra com mais de R$ 5,3 milhões de faturamento