Acupuntura veterinária já está sendo aplicada em animais de diferentes portes para casos de dor
Segundo especialista, método também pode trabalhar como coadjuvante da terapia alopática
A acupuntura em animais foi reconhecida como uma especialidade da medicina veterinária. Indicada principalmente para os casos de dor, ela já está sendo aplicada tanto em animais de grande porte e de alto desempenho atlético, como em bichos de estimação.
– Tem a questão dolorosa como carro-chefe dos animais de performance. A acupuntura se encaixa muito bem nesse sistema porque um animal, por exemplo, em competição, pode fazer uso do tratamento da acupuntura sem sair em uma questão de doping muitas vezes – afirma o veterinário especialista em Acupuntura Animal, Roberto Zambrano.
Segundo o especialista, a acupuntura também pode trabalhar como coadjuvante da terapia alopática dos anti-inflamatórios, fazendo um ação catalisadora e melhorando a resposta da medicação frente ao processo de desequilíbrio do animal.
Zambrano é um dos pioneiros na especialidade. Há 12 anos fez pós-graduação em acupuntura na Universidade Estadual de São Paulo e vê com bons olhos o reconhecimento da atividade.
– Isso tem a fortalecer a medicina veterinária com mais uma especialidade. Tem a fortalecer o médico veterinário que trabalha com as agulhas porque o proprietário que contrata o especialista, ele tem a segurança que isso é realmente uma ciência, reconhecida por lei, colocando assim nas mãos do profissional o seu maior bem – declara Zambrano.
O Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) agora reconhece a acupuntura como uma especialidade da profissão. A concessão do título fica a cargo da Associação Brasileira de Acupuntura Veterinária.
– A partir do momento que o Conselho habilita a associação de uma determinada especialidade para conceder o título, ele está ajudando a regular também a formação desses profissionais. Esse profissional vai ter cumprido uma série de etapas em sua formação tanto comprovando o número de atendimentos nessa especialidade como em cursos com determinado número de horas-aula, então, ele teve uma formação diferenciada. Ele se submeteu a um exame teórico-prático organizado por uma associação que também regula a especialidade. Então, a partir do momento que ele é aprovado e habilitado pela associação, o Conselho vai homologar esse título de especialista. Isso garante que ele teve uma formação diferenciada. Para a sociedade, isso garante que ela tem a sua disposição um médico veterinário que tem uma formação complementar bastante ampla na especialidade em que atende – relata o conselheiro do CFMV, Marcello Rodrigues.
Segundo Rodrigues, a lei que disciplina a profissão de médico veterinário, confere ao profissional o direito de praticar todas as especialidades da medicina veterinária.
– O especialista é uma pessoa que teve uma formação mais direcionada e mais lapidada para determinada especialidade, o que não quer dizer que as pessoas que hoje pratiquem acupuntura estão de maneira alguma fora da lei – diz Rodrigues.
Fonte: http://pecuaria.ruralbr.com.br/
[+] veja todas as notícias
Produção de leite cresce em SC, enquanto diminui na maioria dos estados
17.10.2022
Expolages termina com boas perspectivas para a próxima edição
15.10.2022
Expolages: comercialização de animais alcança mais de R$ 1,2 milhão
15.10.2022
Meet da Carne valoriza o crescimento da genética bovina na Serra
14.10.2022
Primeiro leilão marca o reencontro do público aos negócios
27.09.2022
Café da Manhã de Ideias e Ajustes para Expolages 2022
07.03.2022
Por que o Brasil á tão dependente da importação de fertilizantes
11.02.2022
Alface desenvolvida pela Epagri prova resistência à falta de chuvas e excesso de calor
18.11.2021
Lages terá Feiro de Gado Geral na segunda-feira 22 de novembro
17.10.2021
Expolages 2021 encerra com mais de R$ 5,3 milhões de faturamento