Expolages 2015 testa a força do Cavalo Campeiro

 TA6A7710

Neste sábado saiu também o resultado do julgamento dos cavalos campeiros, os quais possuem origem atribuída à expedição do espanhol Alvar Nuñes (“Cabeça de Vaca”), que em 1541 seguiu por terra, a partir do litoral de Santa Catarina até Assunção, Paraguai.

Ao longo dos anos estes animais espalharam-se e povoaram a região dos pinheirais do Brasil (SC, RS e PR), por isso a denominação “Marchador das Araucárias”. Em Curitibanos, quando surgiram as primeiras fazendas, seus proprietários adquiriram alguns desses animais “extraviados”. Com o tempo foram sendo selecionados os cavalos marchadores e a tradição da criação desses equinos foi passada por gerações.

Neste ano, na Expolages 2015, estiveram presentes 18 equinos da raça que foram julgados em provas morfológicas e funcionais por dois jurados de Concórdia. O Grande Campeão Macho foi o cavalo Serrano, da fazenda Bem Querência, de Lages, já a Grande Campeã Fêmea ficou com a égua Mulita da BV, da fazenda Bela Vista, de São Francisco de Paula (RS).

Comentários encerrados.