Genéticas Charolesa e Angus trazem exemplares de excelência à Expolages

É na Expolages, maior e mais antiga feira do agronegócio de Santa Catarina, onde ficam conhecidos os melhores exemplares de bovinos, equinos e ovinos do Estado. Os julgamentos são um prato cheio para quem deseja conhecer mais sobre as diferentes raças e características das mesmas. Nesta sexta-feira (16/10) foram julgados entre outras raças, os bovinos Aberdeen Angus de galpão e Charolês.

CHAROLÊS RETOMA ESPAÇO NO MERCADO

TA6A6882

De acordo com o presidente da Associação Catarinense de Criadores de Charolês, Flávio Rosar, este ano o número de animais aumentou em 100% em relação ao ano passado. Foram trazidos à feira, para julgamento, 50 cabeças charolesas. A raça, que já foi a mais criada do Sul do Brasil, hoje vive um outro momento. “Percebemos que está havendo uma retomada na venda do Charolês, fato que se reflete pela média geral dos touros vendidos nos leilões de SC neste ano, que foi de R$ 13,5 mil” ressaltou o presidente.

TA6A6902

Nos julgamentos do Charolês na Expolages 2015 destaque para a cabanha do Cedro (Brunópolis) que conquistou a Grande Campeã Fêmea Mocha e o Grande Campeão Macho Mocho, o qual foi eleito também o melhor da raça. Na categoria aspado, o Grande Campeão foi para a cabanha Fonseca, de Caçador e a Grande Campeã Fêmea ficou com a cabanha de Capão Alto, Santa Luiza.

Os apreciadores da raça podem conferir mais no Leilão de reprodutores charolês, que ocorre neste sábado, às 14h, no Pavilhão José Arruda Ramos, no Parque Conta Dinheiro.

ANGUS CATARINENSE É COMPARADO A ANIMAIS DE PALERMO E ESTEIO

TA6A6866

Outra raça de destaque, e que ganhou fama principalmente pela maciez da carne, é o Aberdeen Angus. Ela tem origem Escocesa e chegou no Brasil depois de vir primeiro para Argentina. Em Santa Catarina possui exemplares de elevado padrão genético que, neste ano, em específico, surpreendeu até mesmo o jurado argentino, Nelso Ariel Macaño.  Acostumado a julgar feiras como Palermo (Argentina), Esteio (RS), Cascavel (PR), ele veio pela primeira vez a Lages e ficou surpreso com a qualidade genética que encontrou no Estado. “Encontrei aqui animais no mesmo nível de exemplares de Palermo e Esteio”, destacou ele.

 

O criador e vice-presidente do Núcleo de Criadores de Angus de SC, Nivaldo Dzyekanski, da Brasil Florestal, é um dos que aposta há anos na raça Angus. Habituado com a conquista de campeonatos, a cabanha fez, este ano, mais dois grandes campeões: o Grande Campeão Macho e a Grande Campeã Fêmea na categoria galpão. “Já temos três animais Bi Campeões aqui, o que é uma maneira de comprovar a excelência e nobreza dos exemplares”, destacou ele.

 

Comentários encerrados.