Logo ELNotícias

Pandemia do novo Coronavírus muda o perfil da Expolages 2020

A Expolages 2020 vai acontecer, entre os dias 13 e 18 de outubro, mas com um perfil diferente, em razão da pandemia do novo coronavírus. Será deixada de lado a montagem de toda a estrutura tradicional, e que envolve a indústria e o comércio, exposição de animais a galpão e julgamentos. O evento será realizado na forma comercial, apenas com os leilões de animais já previstos na grade de programação, ou seja, de Gado Geral, Reprodutores e Equinos. A decisão foi tomada após reuniões com todas as Associações de Criadores e também após ampla discussão entre o Sindicato Rural e a Associação Empresarial (ACIL), que são os principais organizadores.

A nova formatação também não permite a presença de visitantes, exceto dos interessados na compra dos animais, que poderão ir até as mangueiras em horários pré-estabelecidos, uma vez que os leilões serão realizados virtualmente, seguindo o modelo adotado nas feiras já realizadas este ano, e dentro dos padrões sanitários e protetivos à saúde dos envolvidos. Por não ter como prever a situação da pandemia até outubro, desde já fica estabelecida a nova organização, sem público. A intenção é realizar o evento comercial da forma mais segura possível. Um comunicado será expedido aos criadores e aos expositores que tradicionalmente participam da Expolages. No entanto, todos vão poder fazer parte do evento indiretamente, se utilizando de lives ou vídeos, apresentando a empresa e justificando a ausência este ano.

Conforme explicou o presidente do Sindicato Rural de Lages, Márcio Pamplona praticamente toda a sociedade está sendo orientada a ficar em casa e evitar aglomerações. Além disso, há restrições em lugares estratégicos da economia como supermercados, shoppings, escolas, ou em eventos em geral. Portanto, perante à sociedade, o Sindicato e a Acil não podem tomar uma decisão de envolver a presença de público, e pôr em risco a saúde de todos, num evento que não deve ser considerado mais importante, em detrimento dos demais.

Quanto à exposição e julgamento de animais na Expolages, existe a preocupação em antecipar a decisão de não os realizar, pois, muitos produtores preparam com antecedência seus animais, e para tanto, os custos são altos. O que não se quer é deixar a comunicação para a última hora, pois, caso ocorra a proibição próxima à data da Feira, o prejuízo seria inevitável. “Achamos, portanto, prudente tomar essa atitude, pois, não podemos pensar que o nosso evento é diferente, e seguir organizando como se nada estivesse acontecendo”, conclui Pamplona

 

Informações:  Sindicato Rural (49) 3223 1892 / ACIL (49) 3251-6611
Assessoria de Imprensa
E-mail: imprensalages@gmail.com /    –   Fone: (49) 99148 4045




[+] veja todas as notícias