Logo ELNotícias

Ovinocultura teve participação de destaque na Expolages 2018

A participação da ovinocultura na Expolages deste ano merece destaque pelo incremento em 15% no número de animais; pela novidade, ou seja, da abertura para os borregos rústicos e a realização do campeonato em trio, com a participação de 22 trios oriundos de várias regiões do Estado. Até o ano passado só participavam da feira, apenas animais registrados. Segundo o presidente do Núcleo Serrano de Ovinos, Aldo Martins Neto, a ideia foi muito bem aceita, pois, se transformou numa forma de aproximar os criadores de animais não puros, visando também disseminar a criação de novas matrizes de até um ano de vida. Ao todo, foram trazidos para a Feira, perto de 200 animais, tornando-se uma das maiores participações do evento, nos últimos anos.

O fortalecimento da ovinocultura na Expolages serve como estímulo a um trabalho a médio e longo prazo, visando devolver à Serra, a polaridade na criação de ovelha em Santa Catarina. Hoje, a Região é considerada a segunda maior produtora de ovinos. Além disso, conforme Aldo explica, a atividade é bastante rentável, e o incremento na criação regional passa a ser buscado, para suprir a falta de oferta local. Atualmente, animais são importados para suprir a demanda de carne, sendo que Santa Catarina produz apenas 30% da carne consumida. “Há muito espaço para o crescimento do rebanho, aproveitando a excelente qualidade. Nossa intenção, além de aumentar a produção, é dar valor agregado à produção desses animais”, completa.

Desafio do leão baio

A Serra Catarinense já foi referência na produção de ovinos. A queda se deu a partir do desafio da sobrevivência da onça suçuarana, conhecida como leão baio, o que obrigou aos produtores a se adaptarem à realidade, fazendo com o que os animais não permaneçam mais no campo, sendo recolhidos em galpões, à noite. Esta transição criou um novo hábito e os rebanhos estão voltando a crescer. Além disso, um cão pastor conhecido como Maremano Abruzês está se tornando uma eficiente ferramenta de proteção às ovelhas em meio aos rebanhos. O animal é criado desde filhote junto às ovelhas e passa a conviver e proteger o rebanho.

19º Encontro Estadual de Ovinocultura de Santa Catarina

Lages será sede, no próximo mês de novembro, dia 24, do 19º Encontro Estadual de Ovinocultura, no Parque Conta Dinheiro. Trata-se do maior evento de discussão sobre a criação de ovelha em Santa Catarina. Na programação palestras, exposição e comércio de animais.

A realização é do Núcleo Serrano de Criadores de Ovinos, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Federação da Agricultura do Estado de Santa Catarina (FAESC), e Associação Rural de Lages.

Assessoria de Imprensa

E-mail: imprensalages@gmail.com / Fones: 49 99148 4045 e 99114 4374





[+] veja todas as notícias