Logo ELNotícias

Vinhos da altitude catarinense são reconhecidos como “os melhores do Brasil”

A região dos vinhos de altitude de Santa Catarina acaba de bater uma marca imaginável a menos de 15 anos: ser reconhecida como a região que produz os vinhos com a melhor qualidade em todo o País, ao alcançar 89, 72 pontos, a média mais alta entre todas regiões do país. Esse reconhecimento consta do Guia de Vinhos do Brasil (2017/2018), da Inner, a mais importante editora brasileira focada na produção de vinhos nacionais e internacionais, que está sendo lançado para o todo país.

O Guia analisou 531 vinhos, de 71 vinícolas das regiões Nordeste, Sudeste, Centro Oeste, Paraná, Rio Grande do Sul, Vale dos Vinhedos (também no Rio Grande do Sul) e Santa Catarina. Todos os vinhos de Santa Catarina foram de produtores da altitude que abrange as regiões de São Joaquim, Campos Novos e Caçador.

Outro dado significativo do Guia e que mostra bem a diferenciação e a qualidade dos vinhos da altitude catarinense é que a uva que atingiu a maior alta ( 89,63 pontos) foi a Sauvignon Blanc, cujos vinhos com essa uva na maior parte do país são produzidos na região da altitude de Santa Catarina. Os Sauvignon Blanc da altitude, de diferentes produtores, já receberam todos os prêmios, nacionais e internacionais.

Hoje a região da altitude catarinense produz cerca de 1 milhão e meio de garrafas por ano, com de mais de 200 rótulos diferentes. Ao todo são 35 vinícolas e a maior concentração está São Joaquim com 20 estruturas de produção de uvas, vinhos e receptivos para visitantes e turistas.

Fonte: São Joaquim Online, Disponível em: <http://saojoaquimonline.com.br/2017/11/05/vinhos-da-altitude-catarinense-sao-reconhecidos-como-os-melhores-do-brasil/>. Acesso em: Fevereiro de 2018.





[+] veja todas as notícias