Logo ELNotícias

Animais premiados são destaque no Leilão de Ovinos Hampshire Down da Expolages

Há muito tempo não acontecia, na Expolages, um leilão de ovinos. Visando buscar aproximação com os criadores catarinenses, e principalmente fomentar o desenvolvimento da raça na Região, neste ano, a Associação Brasileira de Criadores de Ovinos Hampshire Down (ABCOHD), definiu o evento de Lages para realizar a 7ª Exposição Nacional, com a participação de 47 animais de elite.

A realização do leilão fechou com chave de ouro a presença desta raça na Feira. Assim, na noite de quinta-feira (12), o som do martelo aguçou o sentido dos criadores. Foram para a pista 17 animais de alta genética. Entre eles, alguns campeões, inclusive, da Expointer. Ao final 9 foram vendidos, totalizando um faturamento líquido de R$ 24 mil.

O presidente da entidade nacional, Tito Tonielo, explica que o número de ovelhas pode parecer pouco. É preciso que se entenda que são animais selecionados e com genética de ótima qualidade. Além disso, destacou o acolhimento logístico dos promotores locais, especialmente do criador de Lages Aldo Ramos Martins Neto e toda a equipe. Ainda de acordo com o dirigente da ABCOHD, a Serra Catarinense é a principal criadora da raça Hampshire Down. E, nesta Expolages, contou com a presença de 12 cabanhas, sendo seis do Rio Grande do Sul e seis de Santa Catarina. “Está aberto o retorno da exposição e dos leilões para os próximos anos. E o  resultado de nossa participação nesta Expolages foi muito além de nossas expectativas”, frisou.





[+] veja todas as notícias