Logo ELNotícias

SENEPOL marca estreia em Santa Catarina pela Expolages 2017

Criadores da raça de bovinos Senepol escolheram a EXPOLAGES para iniciar a participação em feiras de agronegócio catarinenses. Além da exposição de seis animais e da realização do registro de três deles durante o evento, a Associação Brasileira dos Criadores de Bovinos Senepol prove, nesta sexta-feira (20h), no auditório da Associação Rural, a palestra Virtudes da Raça Senepol, com o técnico Luciano Coelho, de Uberlândia.

Depois de conquistar artistas como Almir Sater, Leo Chaves, Michel Teló, Jades e Jadson, os bovinos Senepol estão conquistando, também, pecuaristas catarinenses. Os criadores Maria Vitória Proença, da cabanha Senepol Vitória, de Rio das Antas e Cristian Nunes Lisboa, da cabanha Senepol canto da Siriema, de Lages, apostam na raça há um ano e meio.  “Está havendo bastante procura por estes animais por aqui”, destaca ela, explicando que os machos com registro chegam a custar de 10 a 15 mil reais.

Os altos valores se devem à características da raça como a boa adaptabilidade (tanto em clima tropical como temperado), rusticidade, boa habilidade materna, fertilidade, docilidade e a maciez e sabor da carne. São animais mochos, pelo zero e muito usados em cima do nelore para fazer cruzamento industrial.

Diferente das outras raças presentes até então na Expolages, uma curiosidade é que o Senepol não é julgado em feiras. A associação utiliza outras formas de avaliação como as provas de desempenho que testam os animais em diferentes condições. Como exemplo pode-se destacar a Tufubarina, MAX performance, Safiras, CP Lagoa e PADS. São avaliações técnicas que são realizadas pelo programa Geneplus da EMBRAPA.





[+] veja todas as notícias