Logo ELNotícias

A Pipoca da Coxilha Rica faz sucesso em mais de 20 Países

A Coxilha Rica de encantos não para de nos surpreender. Berço de personalidades como ex-presidente da República, Nereu Ramos, e palco de episódios históricos como as tropeadas da Revolução Farroupilha, a região localizada no interior de Lages e que faz divisa de Santa Catarina com Rio Grande do Sul pelo Rio Pelotas, desperta cada vez mais o interesse de quem deseja produzir.

Com duas grandes cooperativas de grãos, intensa atividade do agronegócio e um potencial turístico promissor, a Coxilha Rica descobriu-se, recentemente, para outro viés que, apesar de novo, já começa a render bons resultados.

Trata-se da Pipoca, aquela gostosura que todo mundo adora comer durante o filme ou novela. De altitude privilegiada, a 1,2 mil metros acima do nível do mar, e clima favorável, com baixas temperaturas noturnas que possibilitam menos desgaste e maior produtividade, a região é o cenário ideal para a nova cultura.

Um dos apostadores dessa novidade é o empresário José Carlos Ferreira, proprietário da Agrícola Ferrari, com sede em Passo Fundo (RS). Em uma fazenda distante de 55 quilômetros do Centro de Lages, José Carlos cultivou um híbrido americano que se adaptou perfeitamente ao local, especialmente por conta da Altitude e do Frio.

Os resultados de cor, expansão e resistência a pragas, insetos e doenças surpreenderam, e o empresário decidiu investir alto em tecnologia e mão de obra profissional. Contratou e capacitou moradores da própria localidade e iniciou uma produção que não para de crescer.

Atualmente, ele colhe até 75 mil sementes por hectare (dez mil metros quadrados) durante a safra, com um ciclo de aproximadamente quatro meses e cuja colheita vai até o fim do primeiro semestre do ano.

“Essa Combinação de altitude e temperatura ideais possibilita maior expansão do grão, o que é uma qualidade comercial de extrema importância no mercado, pois resulta no tamanho da pipoca estourada. No sul do Brasil, não existe pipoca melhor que a da Coxilha Rica. E tanto é verdade que temos clientes em vários Estados, inclusive grandes redes de cinema, e exportamos para mais de 20 países”, comemora José Carlos.

Diferenciais:

O empresário destaca várias vantagens da pipoca em relação ao milho comum. Características como tamanho e cor são algumas delas. A Adaptação à região geográfica e clima é igual, mas a pipoca apresenta maior potencial de produção em áreas mais altas.

A adubação, explica José Carlos, é a mesma do milho, porém, a pipoca extrai 40% a menos de nutrientes do solo, permitindo que a adubação permaneça por muito mais tempo na terra e beneficie as culturas subsequentes à colheita da pipoca.

 

Fonte: Correio Lageano, Disponível em: <http://www.clmais.com.br/informacao/106885/pipoca-da-coxilha-rica-faz-sucesso-no-brasil-e-em-mais-de-20-pa%C3%ADses>, Acesso em: Setembro de 2017.





[+] veja todas as notícias