Logo ELNotícias

Santa Catarina destaca-se pelo serviço de classificação de produtos de origem vegetal

A Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina – Cidasc, empresa pública vinculada à Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca, executa, entre outras funções, os serviços de classificação de produtos vegetais, seus subprodutos e resíduos de valor econômico, com a finalidade de auxiliar as atividades de comercialização, estabelecendo parâmetros de qualidade mediante normas oficiais de padronização dos produtos vegetais, e, a elevação do padrão de qualidade dos produtos vegetais catarinenses com vistas à segurança dos alimentos ofertados aos consumidores.

Neste ano de 2016, o serviço de classificação apresentou conquistas significativas e que representam mais garantias de qualidade aos catarinenses. Por meio do Programa de Classificação Vegetal, por exemplo, a Cidasc prestou serviço para aproximadamente 600 produtores rurais, agroindústrias de processamento de alimentos, importadores e exportadores; contribuindo para o comércio de produtos de acordo com os padrões técnicos de identidade e qualidade. No total foram classificados 622 mil toneladas de produtos e subprodutos de origem vegetal. Ainda, foram capacitados mais de 500 beneficiários, em 18 treinamentos realizados. As capacitações envolvem o setor produtivo, agroindustrial, comercial e instituições de ensino, nos mais variados temas, desde produção vegetal, classificação, rotulagem, embalagem, pós colheita e armazenagem de alimentos.

Foi também neste ano que o Selo de Conformidade Cidasc – SCC foi desenvolvido pela equipe técnica responsável pela classificação de produtos de origem vegetal da Cidasc. O Programa presta suporte aos setores da agroindústria que se dedicam à produção, processamento e comercialização de produtos vegetais, visando à oferta de alimentos mais seguros aos consumidores e fortalecendo as marcas catarinenses.

O programa encontra-se em desenvolvimento em 22 empresas distribuídas por todo o estado, com o objetivo de atingir principalmente os empreendimentos rurais familiares, e entregou o primeiro Selo de Conformidade Cidasc para a empresa cerealista Moinho Jaraguá, do município de Jaraguá do Sul. Para conquistar o SCC a empresa passou por um processo de adequação que durou mais de um ano. “Desde a primeira visita dos técnicos da Cidasc, para apresentar o Programa, nós do Moinho Jaraguá acreditamos na iniciativa e abrimos as portas para recebermos as auditorias e outros processos que nos ajudaram a comprovar a qualidade e a levar saúde às pessoas, através de alimentos seguros”, ressaltou o proprietário da empresa, Sandro Wille.

Outras empresas buscam o SCC

Segundo a Gestora Estadual da Divisão de Classificação Vegetal da Cidasc, Valdirene Régia Bizolo Sommer, 22 empresas estão em processo de certificação em todo o Estado. No total, são realizadas entre 12 e 20 consultorias mensais para a conclusão do processo, dependendo do perfil da empresa e do número de adequações necessárias para atender às demandas do Selo.

“A função principal é dar garantia da segurança dos alimentos em todo o processo. Assim o empreendedor pode trabalhar sua marca com segurança, agregando valor de mercado”, destaca Valdirene. A maioria das empresas atua nos segmentos de climatização, cerealista ou de conservas. “É importante ressaltar que este selo precisa ser renovado a cada seis meses por meio da realização de uma nova auditoria, o que torna o processo mais seguro e eficaz”, explica a Gestora da Cidasc.

Estão previstas para o início de 2017 a entrega do SCC para mais duas empresas catarinenses.

 

Fonte: CIDASC. Disponível em: <http://www.cidasc.sc.gov.br/blog/2017/01/02/santa-catarina-destaca-se-pelo-servico-de-classificacao-de-produtos-de-origem-vegetal/> Acessado em Janeiro de 2017





[+] veja todas as notícias