Logo ELNotícias

Morre touro nelore que produziu quase um milhão de doses de sêmen

A causa da morte de Backup não foi divulgada. O campeão, de 15 anos, deixa 450 mil descendentes.

Ele tinha apenas 15 anos, mas deixou 450 mil filhos e um recorde difícil de ser batido: desde 2002, produziu quase um milhão de  doses de sêmen. Esse campeão da reprodução é o touro nelore Backup, que teve sua morte divulgada nesta sexta-feira, dia 12, pela CRV Lagoa, empresa internacional de melhoramento genético bovino instalada em Sertãozinho (SP), uma das proprietárias do animal. A causa da morte não foi revelada.

“Backup foi o divisor de águas do nelore moderno, sendo referência nas características econômicas de produção com eficiência. Suas filhas são de elevada habilidade materna”, afirma o gerente de contas corte da empresa.

O touro nelore bateu diversos recordes de produção e comercialização de sêmen. Em 2008, recebeu o troféu Palheta de Ouro, quando ultrapassou 250 mil doses de sêmen produzidas. Em 2010, atingiu a marca de 415 mil doses produzidas. Pouco mais de um ano depois, Backup tornou-se o novo recordista brasileiro de produção de sêmen na raça, com mais de 463 mil doses produzidas. Em outubro do ano passado, na festa dos seus 15 anos, o touro bateu outro recorde: em promoção especial, 80 mil doses comercializadas em apenas um dia.

Backup era propriedade de um condomínio formado pela CRV Lagoa em conjunto com Ricardo de Castro Merola, João Roberto Françolin, Pedro Novis e Iporanga Agropecuária.

 

Fonte: http://www.canalrural.com.br





[+] veja todas as notícias