Logo ELNotícias

Chega ao final julgamento dos equinos na Expolages

ISO_2111

Os equinos estiveram bem representados na Expolages 2014. Os julgamentos dos animais das raças Quarto de Milha, Crioula, Campeiro e Mangalarga Marchador ocorreu de quinta a domingo (18/10).

Quarto de Milha

Cada raça possui características próprias. A Quarto de Milha, por exemplo, caracteriza-se por animais musculosos e movimentação rápida, adaptados à explosão da musculatura. “Neles observamos os aprumos que tem que ser no mínimo perfeitos”, explica o juiz Hernani Nerbass Borges.

O Quarto de Milha é uma raça com duas linhagens. A primeira é a de trabalho, adaptada ao serviço na fazenda e às provas de campo.  “No nordeste é muito usado na vaquejada”, comenta Hernani. A segunda linhagem, também muito difundida, é a de corrida. “O animal é de grande velocidade e o comprimento da raia é um quarto de uma milha, o que dá origem ao nome da raça”, destacou ele.

Mangalarga Marchador

Muitos dos equinos da raça Mangalarga Marchador participaram pela primeira vez da pista de julgamento. O estilo, harmonia e qualidade do movimento foram julgados. Morfologicamente foi observado se o animal é bem enquadrado na raça, tem força e os membros bem alinhados em relação ao solo

Campeiro

A harmonia também é um quesito avaliado no cavalo da raça Campeiro. “Além de ser um animal funcional, precisa ser confortável”, diz a juíza Glaucia Maraccini de Almeida. Na opinião dela, o nível dos animais está em curva ascendente de elevação. “Há interesse dos criadores em preparar os animais com categoria”, completa.

Crioulo

No julgamento morfológico da raça Crioula participaram 74 cavalos, vindos do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. Luiz Merevinsk Neto, de São Gerônimo (RS) foi o juiz da competição que destacou-se pelo nível bem elevado com animais já premiados em outras provas.

ISO_2131

Grandes campeões de cada raça:

Raça Quarto de Milha

Grande Campeão – Rialex Steelface 261 – Fazenda Lageadinho, Lages-SC

Grande Campeã – EA Lady Chick – Fazenda Santa Ines, Lages – SC

Raça Crioula

Grande Campeão – AS Malke Alambrador – Dean Jaison Eccher, Rio do Sul-SC

Grande Campeã – Hierba Buena da Maior – Dean Jaison Eccher, Rio do Sul-SC  (também foi eleita o melhor exemplar da raça).

Raça Campeiro

Grande Campeão – Cacique da Estrela Guia – Cabanha Estrela Guia, Curitibanos-SC

Grande Campeã – Carta do Carmo – Fazenda Nossa Senhora do Carmo, Curitibanos-SC.

Raça Mangalarga Marchador

Grande Campeão – Mago dos Verdes Pagos – Haras Verdes Pagos-PR

Grande Campeã – Noviça do Minatto – Haras dos Bugres, Campo Largo-PR

Campeão Marcha – Jequitibá Rheal – Haras Holiday-Campina Grande do Sul-PR

Campeã Marcha – Meia Lua M.U.G – Fazenda Figueira, Novo Hamburgo-RS





[+] veja todas as notícias