SC lança a Guia de Trânsito Animal eletrônica

NoTexto-transporteGanado

 

O Governo do Estado, a Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca e a Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc) lançam no dia 4 de fevereiro, às 9h30min, em Chapecó, a Guia de Trânsito Animal via internet (e-GTA) para produtores rurais catarinenses. Com esse benefício, os criadores não precisam comparecer aos escritórios da Cidasc para solicitar a GTA, a solicitação poderá ser feita via Internet.

A apresentação da e-GTA contará com a presença do secretário de Estado da Agricultura e da Pesca, João Rodrigues, e do presidente da Cidasc, Enori Barbieri. Além disso, ocorrerá uma simulação de como funcionará o sistema de emissão da Guia via internet. O lançamento oficial será no quilômetro 3, da SC-283, no silo da Cooperalfa da Linha Tomazelli, em Chapecó.

A implantação da e-GTA em Santa Catarina permitirá que o criador, previamente cadastrado, acesse o sistema da Cidasc via internet e requeira a emissão da Guia de Trânsito. O secretário de Estado da Agricultura e da Pesca, João Rodrigues, destaca que a e-GTA representa mais liberdade e facilidade para os criadores catarinenses, além disso, o novo sistema está integrado com a Plataforma de Gestão Agropecuária do Governo Federal o que garante maior credibilidade e nos dá mais ferramentas para sustentar nosso status sanitário que é referência em todo país.

O secretário explica que, na primeira vez, o produtor terá que fazer o cadastro como usuário e receber uma senha, com a qual poderá acessar as informações, fazer o cadastro da e-GTA que será emitida e informar a movimentação dos animais.

A Guia de Trânsito Animal (GTA) é o documento sanitário obrigatório para o transporte de animais vivos em Santa Catarina ou para outros estados. A GTA é emitida pela Cidasc e garante a sanidade dos rebanhos catarinenses. A Instrução Normativa do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) nº 19, de 03/05/2011, adota a e-GTA como documento oficial para movimentação de animais vivos, ovos férteis e outros materiais de multiplicação animal em todo território nacional.

Fonte: http://ruralcentro.uol.com.br

Comentários encerrados.